quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Virus impossivel se proteger?

mais mesmo assim não custa nada tentar.

Dica principal:
Tenha sempre muito cuidado antes de executar qualquer programa novo em sua máquina. Os programas novos podem chegar a seu computador via e-mail download de sites pem drivers ou cds . Antes de executar ou instalar qualquer aplicativo, faça um exame com anti-vírus.

Veja a seguir uma lista com várias dicas para deixar seu computador livre dos vírus:

Como saber se o computador está infectadoPode-se saber se o computador está infectado através dos programas anti-vírus, que limpam o computador infectado, mas eles devem ser atualizados sempre.

Como se proteger dos "cavalos de tróia"(conhecidos como trojan horses)

A maioria dos anti-vírus consegue eliminar os cavalos de tróia, mas só parcialmente. É preciso muito cuidado ao abrir documentos anexados aos e-mails.

Como se prevenir dos "backdoors"

Para se livrar de problemas com backdoors, a dica é: sempre que possível buscar a última atualização dos softwares.

Como se proteger dos vírus

Para se proteger dos vírus o melhor a fazer é manter um bom programa anti-vírus sempre atualizado. Atualize seu anti-vírus com frequência. Todo mês mais de 200 novos vírus são descobertos.

Medidas preventivas no uso do e-mail:
Para se prevenir a dica é desligar a opção de "auto-execução", a "auto-abertura" e as opções do Java e do Java Script. Não abra arquivos anexados na mensagem sem antes salvá-los e passá-los pelo anti-vírus, pois a forma mais comum de um computador ser infectado é através dos arquivos em anexo. Não abra um arquivo anexo se não souber o que for, mesmo se o e-mail for de um conhecido ou amigo. Além disso, não faça download de nenhum arquivo vindo de estranhos. É melhor prevenir do que remediar.

Como um "browser" (navegador tipo Internet Explorer ou mozila) pode ser perigoso
Um browser pode ser perigoso através dos programas Java, Java Script, Active X ou download de programas em sites não confiáveis.

Como se proteger de um programa de Java Script

Para se proteger do Java Script o ideal é desligá-lo ao visitar uma página desconhecida e religar depois, caso seja necessário.

O perigo em conversar em chats

Para os chats que usam Java e Java Script valem as dicas anteriores, mas a cautela ao passar nome, endereço e telefone continua valendo, afinal nunca se sabe quem está do outro lado.

Como se proteger nos programas de conversação automática (como messenger, yahoo messenger, Orkut, etc.)

Não aceite arquivos de pessoas desconhecidas especialmente arquivos do tipo ".exe, jpg, doc, xml etc...´´

Como se proteger usando programas de distribuição de arquivos (do tipo Get Right ou Download Accelerator Plus)
Para se proteger usando programas aceleradores de downloads a única solução é desconfiar de softwares ou arquivos enviados por desconhecidos .

Como se proteger nos sites

Seja precavido ao fazer downloads na Internet. Verifique a segurança e a reputação da fonte, e se existe algum anti-vírus no site que cheque os arquivos baixados. Caso não tenha certeza, simplesmente deixe de baixar o arquivo, ou copie num disquete,cd ou pem driver e teste com o seu antivírus.

Como proteger meus arquivos mais importantes

Faça um backup de todos os seus arquivos em um drive seguro, pois se um vírus destruir os seus arquivos, você terá como recuperá-los.

Nenhum comentário:


Você gostou ?

Se Sim ou não deixe um comentario, se tiver uma duvida sobre hardware, redes ou algo sobre informatica pode perguntar que dentro da medida do possivel eu responderei.